Sobre o curso
CURSO: INTERVENÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM LEITURA
Módulo 1
Habilidades de Leitura e Planejamento Terapêutico
Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César. Fonoaudióloga (CRFa 2- 19676). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – PPG – Fonoaudiologia Unesp/Marília – SP. Doutoranda em Educação – PPG – Educação Unesp/ Marília – SP. Bolsista CAPES. Membro e Pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade.” Autora de materiais de identificação e intervenção de crianças de risco para dislexia. Realiza pesquisas, publicação de artigos, livros, procedimentos, aulas, monitoria de estágios, palestras e supervisões clínicas.
Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6635698740584151
Data: 04/06/2022 Período: 08h30 às 16h30
Bases Teóricas
- Habilidades Preditoras para o desenvolvimento da leitura
- Estágios de leitura (Frith, 1985)
- Modelo de dupla rota
- Fluência e Compreensão de Leitura
Planejamento Terapêutico:
- Como estruturar o planejamento terapêutico em leitura (pirâmide complexidade, como escolher as estratégias)
- Relatório de planejamento terapêutico
Módulo 2
Estratégias para velocidade de acesso ao léxico, decodificação e compreensão de leitura
Bianca dos Santos. Fonoaudióloga (CRFa 2- 19636). Possui Graduação em Fonoaudiologia pela FFC/UNESP- Marília – SP (2014) e foi bolsista FAPESP. Mestrado em Fonoaudiologia- Distúrbios da Comunicação Humana pela FFC/UNESP-Marília – SP (2017). Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia FCE – SP (2020). Doutorado em Educação pela FFC/UNESP-Marília-SP. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Mestrado e atualmente no Doutorado. Membro do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA), atuando como Pesquisadora e Fonoaudióloga. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”. Tem experiência na área de linguagem, leitura e escrita, atuando principalmente nos temas de avaliação, diagnóstico e intervenção.
Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1507354950950683
Data: 11/06/2022 Período: 08h30 às 16h30
Estratégias para o trabalho de velocidade de acesso ao léxico e decodificação:
- Habilidades Metafonológicas associadas à leitura
- Técnica da Janela
- Nomeação automática rápida
Apresentação dos Materiais:
- PRONAR-LE – Programa de Remediação com a Nomeação Automática Rápida e leitura
- Coleção Estrelinha
- Manual de Estratégias
Estratégias para o trabalho de compreensão de leitura:
- Técnica de Brainstorm
- Consciência Metatextual
- Mapa Mental
- Técnica de Cloze
Apresentação dos Materiais:
- Intervenção com a técnica de Cloze – In-Cloze
- Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos
Parceiro:
Quer saber o valor do investimento para participar deste curso?
Clique em https://wa.me/message/PS7TBNBLWFTXO1 e nos envie uma mensagem (pelo whatsapp).
Vamos ficar muito felizes em receber o seu contato!
Investimento
Corpo Docente Previsto:
Me. Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César
(CRFa 2- 19676)
Dra. Bianca dos Santos
(CRFa 2- 19636
Data:
Horário:
Local:
Inscreva-se
Preencha seus dados nos campos do formulário e aperte “Enviar”. Após o envio da inscrição online você receberá um e-mail de confirmação. Em até 48 horas entraremos em contato para combinarmos os detalhes do pagamento.
A inscrição online não garante a vaga. Para que isso ocorra, pedimos que envie por whatsapp o comprovante de depósito.
Somente esse processo garantirá a vaga!
Leia o “Termos de Compromisso” antes de enviar sua inscrição
*Para inscrição nos cursos de Especialização e Aprimoramento do CEFAC clique em: http://www.cefac.br/publicar/cursos.php