Sobre o curso
CURSO DE APRIMORAMENTO AVANÇADO EM FALA e LINGUAGEM -
Primeira Infância - Exclusivo para Fonoaudiólogos
CURSO DE FORMAÇÃO – On-Line
Módulo 1- 27/04/2024 - Discussão de casos em transtornos de linguagem - da avaliação à intervenção
Ministrante: Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira
Objetivo do módulo: Discutir casos clínicos desde o início da avaliação até o processo interventivo. Relacionar as manifestações encontradas com as hipóteses diagnósticas mais prováveis.
Conteúdo do módulo
- Discussão de casos abordando os Transtornos de Linguagem mais frequentes;
- Elencar os achados na avaliação que auxiliam no diagnóstico diferencial;
- Como planejar o início da intervenção, assim como estratégias que podem ser utilizadas de acordo com os achados da avaliação.
—--------------------------------
Módulo 2 - 25/05/2024 - O Impacto da Audição na Fala e Linguagem
*04 HORAS* 08:30 até 12:30
Ministrante: Dr. Manoel de Nóbrega - CRM 55820 SP (Otorrinolaringologista)
http://manoeldenobrega.com.br/
Objetivo do módulo: Capacitar as fonoaudiólogos sobre os temas audição, processamento auditivo central, doenças do ouvido média, perdas auditivas e suas repercussões no desenvolvimento da fala e linguagem pelo visão do médico otorrinolaringologista
Conteúdo do módulo
- Audição
- Processamento auditivo central
- Doenças do ouvido médio
-Perdas auditivas
-Suas repercussões no desenvolvimento da fala e linguagem
—--------------------------------
Módulo 3 15/06/2024 - A importância da avaliação do PAC no processo diagnóstico dos Transtornos de linguagem
Ministrantes:
Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira
Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2 https://www.escavador.com/sobre/4888163/luciane-de-oliveira-sauer
Objetivo do módulo: Como a avaliação do processamento auditivo central pode contribuir no raciocínio clínico do diagnóstico diferencial nos Transtornos de linguagem.
Conteúdo do Módulo:
- Desenvolvimento das bases neurofisiológicas do processamento auditivo central e a importância para o desenvolvimento dos subsistemas da linguagem;
- Relacionar a avaliação do processamento auditivo central com a avaliação de linguagem para favorecer o diagnóstico diferencial;
- Apresentação de casos clínicos.
—--------------------------------
Módulo 4 - 20/07/2024 - Problemas de Aprendizagem Decorrentes de Alterações de Linguagem.
Ministrante: Fga. Thaís Gomes Braga da Silveira CRFª 10086-RJ https://linktr.ee/THAISBRAGA
Objetivo do módulo: Estabelecer a correlação clínica entre os aspectos alterados na linguagem oral e as manifestações no desenvolvimento da leitura e escrita.
Conteúdo do módulo:
- A relação dos diagnósticos em linguagem oral e a aprendizagem da leitura e a escrita;
-As repercussões na escrita oriundas das alterações nos diferentes subsistemas da linguagem.
- A contribuição do Modelo científico “The Simple View of Reading” para a compreensão das habilidades linguísticas envolvidas na leitura.
—--------------------------------
Módulo 5 - - 17/08/2024 - Pairing e Comportamentos interferente - estratégias da ABA nas terapias de linguagem
Ministrante: Dra. Mayla Monteiro - CRFa 15945 https://www.escavador.com/sobre/6876496/mayla-myrina-bianchim-monteiro
Objetivo do módulo: Ensinar os alunos estratégias comportamentais para criação de vínculo e para manejos de comportamentos interferentes durante a sessão fonoaudiológica.
Conteúdo do módulo
- O que é paring ?
- Como e por que realizar paring ?
-Estratégias de paring.
-O que são comportamentos interferentes e como classificá-los.
-Análise funcional.
-Estratégias antecedentes e consequentes.
-Manejo de comportamentos interferentes na sessão fonoaudiológica.
—--------------------------------
Módulo 6 - 21/09/2024 A contribuição do treinamento auditivo na intervenção dos transtornos de linguagem
Ministrantes:
Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira
Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2 https://www.escavador.com/sobre/4888163/luciane-de-oliveira-sau
Objetivo do módulo: Elaboração de estratégias para estimulação das habilidades auditivas associadas a habilidades de metalinguagem e metacognição.
Conteúdo do Módulo:
- Estratégias de treinamento auditivo informal como ferramenta para contribuir na intervenção das dificuldades e transtornos de linguagem.
- Apresentação de casos clínicos.
—--------------------------------
Módulo 7 - 05/10/24 - Princípios da Intervenção para os Transtornos dos Sons da Fala - módulo avançado
*07 HORAS* 08:30 até 17:00
Ministrante: Dra. Taísa Giannecchini CRFa 2-7186 https://www.escavador.com/sobre/8213476/taisa-giannecchini-goncalves-de-souza
Objetivo do módulo: Aprofundar os conceitos sobre a Intervenção fonoaudiológica nos Transtornos dos Sons da Fala com a discussão de casos clínicos.
Conteúdo do módulo:
Parte 1:
-Execução de Raciocínio clínico para estruturar o planejamento terapêutico nos
-Transtornos dos sons da Fala; dinâmica com os alunos para montar um planejamento;
Parte 2:
-Apresentação de Casos clínicos em Transtornos dos Sons da Fala e a inclusão do Modelo Giannecchini de Intervenção e suas estratégias para a construção do plano terapêutico individualizado;
Parte 3:
- Dinâmica com os alunos com apresentação de caso clínico para discutir condutas.
—--------------------------------
Módulo 8 - 23/11/2024 - Avaliação diferencial dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na AFI (Apraxia de Fala na Infância) - Módulo Avançado
Ministrante: Fga. Me. Tamiris Akbart - CRFa 6-9517 https://www.escavador.com/sobre/4387781/tamiris-silva-akbart
Objetivo do módulo: Aprofundar os conhecimentos sobre a avaliação fonoaudiológica diferencial nos Transtornos motores de fala com ênfase na apraxia de fala na infância com a discussão de casos clínicos e atualizações científicas da área.
Conteúdo do módulo:
- Atualidades sobre o controle sensório-motor e neurofisiologia da fala;
- Sinergias motoras de fala: como ocorre o desenvolvimento motor da fala;
- Classificação dos transtornos motores de fala;
- Aprofundamento os conhecimentos sobre apraxia de fala na infância, atraso motor de fala e disartria infantil com ênfase nos diferenciais da análise prosódica;
- Aspectos diferenciais da avaliação dinâmica motora de fala com discussão de casos clínicos;
- Checklists, protocolos adaptados e materiais utilizados na prática clínica para realização de uma detalhada avaliação motora de fala.
—--------------------------------
Módulo 9 - 14/12/2024 - Terapia dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na (Apraxia de Fala na Infância) - Módulo Avançado
Ministrante: Fga. Me. Tamiris Akbart CRFa 6-9517 https://www.escavador.com/sobre/4387781/tamiris-silva-akbart
Objetivo do módulo: Aprofundar os conhecimentos e práticas clínicas diferenciais do processo de terapia dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na AFI com apoio em atualidades científicas e discussão de casos clínicos.
Conteúdo do módulo:
- Diferenciais da terapia motora de fala: como isso ocorre na prática?
- Desafios da terapia motora de fala em crianças com diferentes perfis linguísticos e necessidades de suporte;
- Elementos fundamentais para o sucesso da terapia motora de fala;
- Princípios da aprendizagem motora de fala na PRÁTICA: como transformar sua performance como terapeuta;
- Principais abordagens com evidências cientificas: aplicabilidades e desafios na clínica infantil;
- Terapia de AFI + TEA: diferenciais que potencializam evoluções!
- Discussões de casos clínicos.
—--------------------------------
Janeiro - Férias
—--------------------------------
Módulo 10 - 22.02.2025 - Protocolos de avaliação e discussão de casos
Ministrante: Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4
https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira
Objetivo do módulo: Demonstrar a aplicabilidade de alguns protocolos de avaliação e discutir achados mais encontrados para os transtornos de linguagem abordados durante o curso.
Conteúdo do módulo
-Abordar os principais protocolos de avaliação, relacionando seus achados para o raciocínio diagnóstico;
-Apresentar a aplicabilidade de alguns protocolos de avaliação.
—--------------------------------
Módulo 11 - 22.03.2025 - Elaboração de relatórios e discussão de casos
Ministrante: Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4
https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira
Objetivo do módulo
Elucidar aspectos que devem ser incluídos em um relatório fonoaudiológico em linguagem oral e orientar a elaboração.
Conteúdo do módulo:
-Abordar os principais aspectos que devem ser incluídos em um relatório de avaliação fonoaudiológico em linguagem oral;
-Identificar as habilidades que devem ser relacionadas a fim de justificar as hipóteses diagnósticas;
- Demonstrar a elaboração de um relatório associando a um caso clínico.
(Datas e ministrantes previstos, podem ser alterados, avisaremos aos inscritos com antecedência).
INVESTIMENTO:
VALOR DE LANÇAMENTO - Até 17.04.2024:
12 PARCELAS DE 376,00 - PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 05 DE CADA MÊS O VALOR SERÁ 306,00
-> Isento de taxa de inscrição!! Primeira parcela por pix no ato da inscrição e demais parcelas via boleto. Para a primeira parcela utilize a chave pix institutolavia@gmail.com (Nome Luciana C. A. Guedes e Banco Nubank)
VALOR APÓS O LANÇAMENTO - Após 17.04.2024:
12 PARCELAS DE 376,00 - PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 05 DE CADA MÊS O VALOR SERÁ 336,00
EX ALUNOS DE APRIMORAMENTO E GRUPOS DE 3 OU MAIS PESSOAS - Entre em contato para mais informações
Parceiro:
Ficou com alguma dúvida?
Clique em https://wa.me/message/PS7TBNBLWFTXO1 e nos envie uma mensagem (pelo whatsapp).
Vamos ficar muito felizes em receber o seu contato!
Investimento
Corpo Docente Previsto:
Dra. Ecila Paula Mesquita CRFa 2 6631-4
Dr. Manoel de Nóbrega - CRM 55820 SP (Otorrinolaringologista)
Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2
Fga. Thaís Gomes Braga da Silveira CRFª 10086-RJ
Dra. Mayla Monteiro - CRFa 15945
Dra. Taísa Giannecchini CRFa 2-7186
Me. Tamiris Akbart - CRFa 6-9517
Data:
Horário:
Local:
Inscreva-se
Preencha seus dados nos campos do formulário e aperte “Enviar”. Após o envio da inscrição online você receberá um e-mail de confirmação. Em até 48 horas entraremos em contato para combinarmos os detalhes do pagamento.
A inscrição online não garante a vaga. Para que isso ocorra, pedimos que envie por whatsapp o comprovante de depósito.
Somente esse processo garantirá a vaga!
Leia o “Termos de Compromisso” antes de enviar sua inscrição