Curso Ao Vivo

CURSO DE APRIMORAMENTO AVANÇADO EM FALA e LINGUAGEM

Sobre o curso

CURSO DE APRIMORAMENTO AVANÇADO EM FALA e LINGUAGEM -

 Primeira Infância - Exclusivo para Fonoaudiólogos

CURSO DE  FORMAÇÃO – On-Line

Módulo 1- 27/04/2024 -  Discussão de casos em transtornos de linguagem - da avaliação à intervenção

Ministrante: Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira

 

Objetivo do módulo: Discutir casos clínicos desde o início da avaliação até o processo interventivo. Relacionar as manifestações encontradas com as hipóteses diagnósticas mais prováveis.

 

Conteúdo do módulo

- Discussão de casos abordando os Transtornos de Linguagem mais frequentes;

- Elencar os achados na avaliação que auxiliam no diagnóstico diferencial;

- Como planejar o início da intervenção, assim como estratégias que podem ser utilizadas de acordo com os achados da avaliação.

—--------------------------------

 

Módulo 2 - 25/05/2024 - O Impacto da Audição na Fala  e Linguagem

*04 HORAS*  08:30 até 12:30

Ministrante: Dr. Manoel de Nóbrega - CRM 55820 SP (Otorrinolaringologista)

http://manoeldenobrega.com.br/

Objetivo do módulo: Capacitar as fonoaudiólogos sobre os temas audição, processamento auditivo central, doenças do ouvido média, perdas auditivas e suas repercussões no desenvolvimento da fala e linguagem pelo visão do médico otorrinolaringologista

 

Conteúdo do módulo

- Audição

- Processamento auditivo central

- Doenças do ouvido médio

-Perdas auditivas

-Suas repercussões no desenvolvimento da fala e linguagem

 

—--------------------------------

Módulo 3  15/06/2024 - A importância da avaliação do PAC no processo diagnóstico dos Transtornos de linguagem

Ministrantes:

Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira

Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2  https://www.escavador.com/sobre/4888163/luciane-de-oliveira-sauer

Objetivo do módulo: Como a avaliação do processamento auditivo central pode contribuir no raciocínio clínico do diagnóstico diferencial nos Transtornos de linguagem. 

 

Conteúdo do Módulo:

- Desenvolvimento das bases neurofisiológicas do processamento auditivo central e a importância para o desenvolvimento dos subsistemas da linguagem;

- Relacionar a avaliação do processamento auditivo central com a avaliação de linguagem para favorecer o diagnóstico diferencial;

- Apresentação de casos clínicos.

 

—--------------------------------

Módulo 4 - 20/07/2024 -  Problemas de Aprendizagem Decorrentes de Alterações de Linguagem.  

Ministrante: Fga. Thaís Gomes Braga da Silveira CRFª 10086-RJ https://linktr.ee/THAISBRAGA

 

Objetivo do módulo: Estabelecer a correlação clínica entre os aspectos alterados na linguagem oral e as manifestações no desenvolvimento da leitura e escrita.

 

Conteúdo do módulo:

- A relação dos diagnósticos em linguagem oral e a aprendizagem da leitura e a escrita; 

-As repercussões na escrita oriundas das alterações nos diferentes subsistemas da linguagem. 

- A contribuição do Modelo científico “The Simple View of Reading” para a compreensão  das habilidades linguísticas envolvidas na leitura. 

 

—--------------------------------

 

Módulo 5 -  - 17/08/2024 - Pairing e Comportamentos interferente - estratégias da ABA nas terapias de linguagem

Ministrante: Dra. Mayla Monteiro - CRFa 15945   https://www.escavador.com/sobre/6876496/mayla-myrina-bianchim-monteiro

 

Objetivo do módulo: Ensinar os alunos estratégias comportamentais para criação de vínculo e para manejos de comportamentos interferentes durante a sessão fonoaudiológica. 

 

Conteúdo do módulo

- O que é paring ? 

- Como e por que realizar paring ?

-Estratégias de paring.

-O que são comportamentos interferentes e como classificá-los.

-Análise funcional.

-Estratégias antecedentes e consequentes.

-Manejo de comportamentos interferentes na sessão fonoaudiológica.

 

—--------------------------------

 

Módulo 6 - 21/09/2024 A contribuição do treinamento auditivo na intervenção dos transtornos de linguagem

Ministrantes:

Dra. Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4 https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira

Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2  https://www.escavador.com/sobre/4888163/luciane-de-oliveira-sau

 

Objetivo do módulo: Elaboração de estratégias para estimulação das habilidades auditivas associadas a habilidades de metalinguagem e metacognição.

 

Conteúdo do Módulo:

- Estratégias de treinamento auditivo informal como ferramenta para contribuir na intervenção das dificuldades e transtornos de linguagem.

- Apresentação de casos clínicos.

 

—--------------------------------

 

Módulo 7 - 19.10.24 - Princípios da Intervenção para os Transtornos dos Sons da Fala - módulo avançado

*07 HORAS*  08:30 até 17:00

Ministrante: Dra. Taísa Giannecchini  CRFa 2-7186 https://www.escavador.com/sobre/8213476/taisa-giannecchini-goncalves-de-souza

 

Objetivo do módulo: Aprofundar os conceitos sobre a Intervenção fonoaudiológica nos Transtornos dos Sons da Fala com a discussão de casos clínicos.

Conteúdo do módulo:

Parte 1:

-Execução de Raciocínio clínico para estruturar o planejamento terapêutico nos

-Transtornos dos sons da Fala; dinâmica com os alunos para montar um planejamento;

Parte 2:

-Apresentação de Casos clínicos em Transtornos dos Sons da Fala e a inclusão do Modelo Giannecchini de Intervenção e suas estratégias para a construção do plano terapêutico individualizado; 

Parte 3:

- Dinâmica com os alunos com apresentação de caso clínico para discutir condutas.

—--------------------------------

 

Módulo 8 - 16/11/2024 - Avaliação diferencial dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na AFI (Apraxia de Fala na Infância) - Módulo Avançado

Ministrante: Fga. Me. Tamiris Akbart  - CRFa 6-9517 https://www.escavador.com/sobre/4387781/tamiris-silva-akbart

 

Objetivo do módulo: Aprofundar os conhecimentos sobre a avaliação fonoaudiológica diferencial nos Transtornos motores de fala com ênfase na apraxia de fala na infância com a discussão de casos clínicos e atualizações científicas da área.

 

Conteúdo do módulo:

- Atualidades sobre o controle sensório-motor e neurofisiologia da fala;

- Sinergias motoras de fala: como ocorre o desenvolvimento motor da fala;

- Classificação dos transtornos motores de fala;

- Aprofundamento os conhecimentos sobre apraxia de fala na infância, atraso motor de fala e disartria infantil com ênfase nos diferenciais da análise prosódica;

- Aspectos diferenciais da avaliação dinâmica motora de fala com discussão de casos clínicos;

- Checklists, protocolos adaptados e materiais utilizados na prática clínica para realização de uma detalhada avaliação motora de fala.

—--------------------------------

Módulo 9 - 14/12/2024 - Terapia dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na (Apraxia de Fala na Infância) - Módulo Avançado

Ministrante: Fga. Me. Tamiris Akbart CRFa 6-9517 https://www.escavador.com/sobre/4387781/tamiris-silva-akbart

 

Objetivo do módulo: Aprofundar os conhecimentos e práticas clínicas diferenciais do processo de terapia dos transtornos motores de fala na infância com ênfase na AFI com apoio em atualidades científicas e discussão de casos clínicos.

 

Conteúdo do módulo:

- Diferenciais da terapia motora de fala: como isso ocorre na prática?

- Desafios da terapia motora de fala em crianças com diferentes perfis linguísticos e necessidades de suporte;

- Elementos fundamentais para o sucesso da terapia motora de fala;

- Princípios da aprendizagem motora de fala na PRÁTICA: como transformar sua performance como terapeuta;

- Principais abordagens com evidências cientificas: aplicabilidades e desafios na clínica infantil;

- Terapia de AFI + TEA: diferenciais que potencializam evoluções!

- Discussões de casos clínicos.

—--------------------------------

Janeiro - Férias

—--------------------------------

Módulo 10 -  22.02.2025 - Protocolos de avaliação e discussão de casos

Ministrante: Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4

https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira

Objetivo do módulo: Demonstrar a aplicabilidade de alguns protocolos de avaliação e discutir achados mais encontrados para os transtornos de linguagem abordados durante o curso.

 

Conteúdo do módulo

-Abordar os principais protocolos de avaliação, relacionando seus achados para o raciocínio diagnóstico;

-Apresentar a aplicabilidade de alguns protocolos de avaliação.

 

—--------------------------------

 

Módulo 11 - 22.03.2025 -  Elaboração de relatórios e discussão de casos

Ministrante: Ecila Paula Mesquita - CRFa 2 6631-4

https://www.escavador.com/sobre/1376186/ecila-paula-dos-mesquita-de-oliveira

 

Objetivo do módulo

Elucidar aspectos que devem ser incluídos em um  relatório fonoaudiológico em linguagem oral e orientar a elaboração.

 

Conteúdo do módulo:

-Abordar os principais aspectos que devem ser incluídos em um relatório  de avaliação fonoaudiológico em linguagem oral;

-Identificar as habilidades que devem ser relacionadas a fim de justificar as hipóteses diagnósticas;

- Demonstrar a elaboração de um relatório associando a um caso clínico.

 

(Datas e ministrantes previstos, podem ser alterados, avisaremos aos inscritos com antecedência).

 

INVESTIMENTO:

 

VALOR DE LANÇAMENTO - Até 17.04.2024:

12 PARCELAS DE 376,00 - PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 05 DE CADA MÊS O VALOR SERÁ 306,00 

-> Isento de taxa de inscrição!! Primeira parcela por pix no ato da inscrição e demais parcelas via boleto. Para a primeira parcela utilize a chave pix institutolavia@gmail.com (Nome Luciana C. A. Guedes e Banco Nubank)

 

VALOR APÓS O LANÇAMENTO - Após 17.04.2024:

12 PARCELAS DE 376,00 - PARA PAGAMENTO ATÉ O DIA 05 DE CADA MÊS O VALOR SERÁ 336,00 

 

EX ALUNOS DE APRIMORAMENTO E GRUPOS DE 3 OU MAIS PESSOAS - Entre em contato para mais informações

 

Parceiro:

https://www.booktoy.com.br/

 


Ficou com alguma dúvida?

Clique em https://wa.me/message/PS7TBNBLWFTXO1 e nos envie uma mensagem (pelo whatsapp).

Vamos ficar muito felizes em receber o seu contato!

Investimento

Desconto especial nas parcelas para quem se inscrever até 17.04 . Fale conosco para saber mais!

Corpo Docente Previsto:

user-default

Dra. Ecila Paula Mesquita CRFa 2 6631-4

user-default

Dr. Manoel de Nóbrega - CRM 55820 SP (Otorrinolaringologista)

user-default

Dra. Luciane de Oliveira Sauer CRFa 7433-2

user-default

Fga. Thaís Gomes Braga da Silveira CRFª 10086-RJ

user-default

Dra. Mayla Monteiro - CRFa 15945

user-default

Dra. Taísa Giannecchini  CRFa 2-7186

user-default

Me. Tamiris Akbart  - CRFa 6-9517

Data:

Início – 27 de abril

Horário:

Sábados – 09:00 até 12:00 e 13:30 até 16:30 (exceto módulo 2 e 7)

Local:

Curso 100% onlineOs alunos podem acessar as gravações das aulas durante todos os meses de aulas

Preencha seus dados nos campos do formulário e aperte “Enviar”. Após o envio da inscrição online você receberá um e-mail de confirmação. Em até 48 horas entraremos em contato para combinarmos os detalhes do pagamento.

A inscrição online não garante a vaga. Para que isso ocorra, pedimos que envie por whatsapp o comprovante de depósito.

Somente esse processo garantirá a vaga!

Leia o “Termos de Compromisso” antes de enviar sua inscrição

*Para inscrição nos cursos de Especialização e Aprimoramento do CEFAC clique em: http://www.cefac.br/publicar/cursos.php

Nome *
Data de Nascimento *
Email *
Endereço *
Telefone *
RG *
CEP *
Celular *
CPF *
Formação *
Dados do Pagador (Somente Pessoa Jurídica) - Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual e Endereço