Curso Ao Vivo

CURSO DE APRIMORAMENTO EM FALA e LINGUAGEM – Primeira Infância – Turma 2

Sobre o curso

CURSO DE APRIMORAMENTO EM FALA e LINGUAGEM –

Primeira Infância

 

Início – 25 de março de 2023

 

OBJETIVO DO CURSO: Promover a atualização dos conhecimentos teórico-prático dentro da clínica de fala e linguagem.

 

Módulo 1 – 25.03.2023

Tema: Neurofisiologia – desenvolvimento da fala e da linguagem.

Ministrante: Dr. Vicente José Assencio Ferreira

https://www.escavador.com/sobre/1045980/vicente-jose-assencio-ferreira

 

  1. O Sistema nervoso normal – anatomia e fisiologia
  1. O Neurônio
  2. A Sinapse

b.1 – Plasticidade neural – podas neuronais e brotamento neural

b.2 – Reorganização de circuitos neurais

b.3. Espinhas dendríticas

  1. Substância cinzenta e branca
  2. O Sistema Nervoso Central (SNC)
  3. O Tronco encefálico e suas funções, mesencéfalo e diencéfalo
  4. O Cérebro – córtex e gânglios da base (anatomia, fisiologia e patologia)
  1. Neuroanatomia e neurofisiologia das áreas responsáveis pela linguagem e fala
  1. Área de Broca
  2. Área de Wernicke
  3. Sistema de Ativação Reticular Ascendente (S.A.R.A.)
  1. Síndromes que afetam o desenvolvimento normal da linguagem e fala
  1. Transtorno do Espectro Autista (T.E.A.)
  2. Síndrome de Landau-Kleffener
  3. Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (T.D.L.)
  4. Apraxia da fala

 

Módulo 2 – 29.04.2023

Tema: Integração dos marcos do desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor 

Ministrante: Ma. Andrea Oliveira Batista

– Definição de MD

– Período sensível

– Maturação e plasticidade cerebral

Fatores que interferem/influenciam os MD

O entrelaçamento dos domínios dos MD

– Linguístico: Fonológico; Semântico; Morfológico; Pragmático

– Cognitivo: Funções executivas

– Perceptual: Sensações

– Motor: Coordenação/Motricidade

– Socioemocional e autocuidados

Marco Legal da Primeira Infância

Habilidades e Competências

Implicações dos MD para o desenvolvimento da LINGUAGEM

Implicações dos MD para a aprendizagem da LEITURA e da ESCRITA

 

Módulo 3 – 27.05.2023

Tema: Bases teorico-praticas dos transtornos dos sons da fala e a terapia fonoaudiológica. 

Ministrante: Ma.Taísa Giannecchini

 

Módulo 4 – 24.06.2023

Tema: Sinais de alerta para transtornos de linguagem e a importância da terapia diagnóstica. 

Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

 

  1. Desenvolvimento típico de linguagem (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática);
  2. Marcadores linguísticos que direcionam para uma intervenção precoce;
  3. Aspectos que dificultam o diagnóstico precoce das alterações de linguagem infantil;
  4. Terapia diagnóstica – quando iniciar e como realizar

 

Módulo 5 – 29.07.2023 – 

Tema: Definição e manifestações características dos transtornos motores da fala – Apraxia de fala na infância, atraso motor de fala e disartria.

Ministrante: Dra Aline Citino Armonia

 

  1. Definição de Transtornos Motores de Fala
  2. Definição de Apraxia de Fala na Infância
  3. Definição de Atraso Motor de Fala
  4. Definição de Disartria
  5. Características diagnósticas diferenciais entre os quadros
  6. Princípios da Intervenção

 

Módulo 6 – 26.08.2023

Tema: Definição e manifestações características do transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) 

Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

 

  1. Definição e discussão sobre a nova nomenclatura;
  2. Prováveis causas;
  3. Características linguísticas e as implicações na leitura e escrita;
  4. Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas;
  5. Apresentação e discussão de casos;

 

Módulo 7 – 30.09.2023

Tema: Processamento auditivo central na clínica fonoaudiológica.

Ministrante: Dra. Luciane Sauer

  1. Desenvolvimento das bases neurofisiológicas do processamento auditivo central e a importância para o desenvolvimento dos subsistemas da linguagem;
  2. Relacionar a avaliação do processamento auditivo central com a avaliação de linguagem para favorecer o diagnóstico diferencial;
  3. Estratégias de treinamento auditivo informal como ferramenta para contribuir na intervenção das dificuldades e transtornos de fala e linguagem.
  4. Apresentação de casos clínicos.

 

Módulo 8 – 28.10.2023

Tema: Diagnóstico clínico do TEA: escalas de rastreio e de avaliações comportamentais.

 Ministrante: Dra Katia Badim

 

  1.  Principais preditores do TEA.
  2.  Avaliação sociocognitiva:
  • Avaliação da Atenção social.
  • Modalidades de Interação.
  • Perfil comunicacional.
  • Desenvolvimento Linguístico.
  1. Quais modalidades de instrumentos disponíveis para avaliação?
  2. Integração dos resultados clínicos e ambientais.

 

Módulo 9 e 10  – 25.11 e 09.12.2023

Avaliação de linguagem (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)

Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

 

  1. Abordar os principais protocolos de avaliação, relacionando seus achados para o raciocínio diagnóstico;
  2. A importância da avaliação das condutas simbólicas no brincar e sua relação com o desenvolvimento da linguagem oral;
  3. Como analisar as habilidades pragmáticas para melhor caracterização em crianças com TDL e TEA

 

Janeiro – Férias

 

Módulo 11 – 17.02.2024

Tema: Diagnóstico diferencial entre os principais transtornos de fala e linguagem

Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

 

    1. Transtornos de linguagem mais frequentes (definição e manifestações linguísticas);
    2. Achados na avaliação que auxiliam no diagnóstico diferencial: Atraso simples de Linguagem x TDL x TEA x Apraxia;

 

Módulo 12 – MARÇO - DATA A DEFINIR

Tema: Gagueira infantil

Ministrante: Dra. Cristiane C. de Oliveira

 

  1. Gagueira e fluência: seus impactos na comunicação.
  2. Manifestações clínicas.
  3. Processo diagnóstico: Levantamento dos fatores de risco para a gagueira persistente, avalição da fluência e da gravidade da gagueira.
  4. Diagnóstico fonoaudiológico.
  5. Terapia fonoaudiológica: orientações familiares, abordagens terapêuticas e objetivos e técnicas terapêuticas.

 

Módulo 13 – 20.04.2024

Tema: Intervenção nos transtornos de linguagem

Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

 

  • Estratégias de intervenção visando a estimulação dos aspectos sintáticos, léxicos, semânticos e pragmáticos.
  • Intervenção direta x intervenção indireta;
  • Planejamento terapêutico baseado em um caso clínico.

Datas e ministrantes previstos, podem ser alterados, avisaremos aos inscritos com antecedência

 

PÚBLICO ALVO: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.

 

Carga horária total: 130 horas aula

 

Parceiro:

https://www.booktoy.com.br/

 


Quer saber o valor do investimento para participar deste curso?

Clique em https://wa.me/message/PS7TBNBLWFTXO1 e nos envie uma mensagem (pelo whatsapp).

Vamos ficar muito felizes em receber o seu contato!

Investimento

DESCONTO DE MAIS DE 30% NO VALOR DAS INSCRIÇÕES REALIZADAS ATÉ 23 DE MARÇO + BÔNUS

Corpo Docente Previsto:

user-default

Dr. Vicente José Assencio Ferreira

CRM 27.715

user-default

Dra. Aline Citino Armonia

CRFa 17.658-2

user-default

Dra. Cristiane C. de Oliveira

CRFa 2 – 5301

user-default

Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira

CRFa 6631-4

user-default

Me. Andrea Oliveira Batista (doutoranda)

CRFa 3 – 5435

user-default

Me. Katia Badim

CRFa 1-4939

user-default

Me. Luciane Sauer

CRFa 2-7433

user-default

Me. Taísa Giannecchini

Data:

Início – 25 de março de 2023

Horário:

Sábados – Das 08:30 às 17:30

Local:

Curso 100% online e ao-vivo Os alunos podem acessar as gravações das aulas durante os 13 meses de aulas

Preencha seus dados nos campos do formulário e aperte “Enviar”. Após o envio da inscrição online você receberá um e-mail de confirmação. Em até 48 horas entraremos em contato para combinarmos os detalhes do pagamento.

A inscrição online não garante a vaga. Para que isso ocorra, pedimos que envie por whatsapp o comprovante de depósito.

Somente esse processo garantirá a vaga!

Leia o “Termos de Compromisso” antes de enviar sua inscrição

Nome *
Data de Nascimento *
Email *
Endereço *
Telefone *
RG *
CEP *
Celular *
CPF *
Formação *
Dados do Pagador (Somente Pessoa Jurídica) - Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual e Endereço