CURSO DE APRIMORAMENTO EM FALA e LINGUAGEM – Primeira Infância – Turma 2
Sobre o curso
CURSO DE APRIMORAMENTO EM FALA e LINGUAGEM –
Primeira Infância
Início – 25 de março de 2023
OBJETIVO DO CURSO: Promover a atualização dos conhecimentos teórico-prático dentro da clínica de fala e linguagem.
Módulo 1 – 25.03.2023
Tema: Neurofisiologia – desenvolvimento da fala e da linguagem.
Ministrante: Dr. Vicente José Assencio Ferreira
https://www.escavador.com/sobre/1045980/vicente-jose-assencio-ferreira
- O Sistema nervoso normal – anatomia e fisiologia
- O Neurônio
- A Sinapse
b.1 – Plasticidade neural – podas neuronais e brotamento neural
b.2 – Reorganização de circuitos neurais
b.3. Espinhas dendríticas
- Substância cinzenta e branca
- O Sistema Nervoso Central (SNC)
- O Tronco encefálico e suas funções, mesencéfalo e diencéfalo
- O Cérebro – córtex e gânglios da base (anatomia, fisiologia e patologia)
- Neuroanatomia e neurofisiologia das áreas responsáveis pela linguagem e fala
- Área de Broca
- Área de Wernicke
- Sistema de Ativação Reticular Ascendente (S.A.R.A.)
- Síndromes que afetam o desenvolvimento normal da linguagem e fala
- Transtorno do Espectro Autista (T.E.A.)
- Síndrome de Landau-Kleffener
- Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (T.D.L.)
- Apraxia da fala
Módulo 2 – 29.04.2023
Tema: Integração dos marcos do desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor
Ministrante: Ma. Andrea Oliveira Batista
– Definição de MD
– Período sensível
– Maturação e plasticidade cerebral
Fatores que interferem/influenciam os MD
O entrelaçamento dos domínios dos MD
– Linguístico: Fonológico; Semântico; Morfológico; Pragmático
– Cognitivo: Funções executivas
– Perceptual: Sensações
– Motor: Coordenação/Motricidade
– Socioemocional e autocuidados
Marco Legal da Primeira Infância
Habilidades e Competências
Implicações dos MD para o desenvolvimento da LINGUAGEM
Implicações dos MD para a aprendizagem da LEITURA e da ESCRITA
Módulo 3 – 27.05.2023
Tema: Bases teorico-praticas dos transtornos dos sons da fala e a terapia fonoaudiológica.
Ministrante: Ma.Taísa Giannecchini
Módulo 4 – 24.06.2023
Tema: Sinais de alerta para transtornos de linguagem e a importância da terapia diagnóstica.
Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
- Desenvolvimento típico de linguagem (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática);
- Marcadores linguísticos que direcionam para uma intervenção precoce;
- Aspectos que dificultam o diagnóstico precoce das alterações de linguagem infantil;
- Terapia diagnóstica – quando iniciar e como realizar
Módulo 5 – 29.07.2023 –
Tema: Definição e manifestações características dos transtornos motores da fala – Apraxia de fala na infância, atraso motor de fala e disartria.
Ministrante: Dra Aline Citino Armonia
- Definição de Transtornos Motores de Fala
- Definição de Apraxia de Fala na Infância
- Definição de Atraso Motor de Fala
- Definição de Disartria
- Características diagnósticas diferenciais entre os quadros
- Princípios da Intervenção
Módulo 6 – 26.08.2023
Tema: Definição e manifestações características do transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL)
Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
- Definição e discussão sobre a nova nomenclatura;
- Prováveis causas;
- Características linguísticas e as implicações na leitura e escrita;
- Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas;
- Apresentação e discussão de casos;
Módulo 7 – 30.09.2023
Tema: Processamento auditivo central na clínica fonoaudiológica.
Ministrante: Dra. Luciane Sauer
- Desenvolvimento das bases neurofisiológicas do processamento auditivo central e a importância para o desenvolvimento dos subsistemas da linguagem;
- Relacionar a avaliação do processamento auditivo central com a avaliação de linguagem para favorecer o diagnóstico diferencial;
- Estratégias de treinamento auditivo informal como ferramenta para contribuir na intervenção das dificuldades e transtornos de fala e linguagem.
- Apresentação de casos clínicos.
Módulo 8 – 28.10.2023
Tema: Diagnóstico clínico do TEA: escalas de rastreio e de avaliações comportamentais.
Ministrante: Dra Katia Badim
- Principais preditores do TEA.
- Avaliação sociocognitiva:
- Avaliação da Atenção social.
- Modalidades de Interação.
- Perfil comunicacional.
- Desenvolvimento Linguístico.
- Quais modalidades de instrumentos disponíveis para avaliação?
- Integração dos resultados clínicos e ambientais.
Módulo 9 e 10 – 25.11 e 09.12.2023
Avaliação de linguagem (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)
Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
- Abordar os principais protocolos de avaliação, relacionando seus achados para o raciocínio diagnóstico;
- A importância da avaliação das condutas simbólicas no brincar e sua relação com o desenvolvimento da linguagem oral;
- Como analisar as habilidades pragmáticas para melhor caracterização em crianças com TDL e TEA
Janeiro – Férias
Módulo 11 – 17.02.2024
Tema: Diagnóstico diferencial entre os principais transtornos de fala e linguagem
Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
-
- Transtornos de linguagem mais frequentes (definição e manifestações linguísticas);
- Achados na avaliação que auxiliam no diagnóstico diferencial: Atraso simples de Linguagem x TDL x TEA x Apraxia;
Módulo 12 – MARÇO - DATA A DEFINIR
Tema: Gagueira infantil
Ministrante: Dra. Cristiane C. de Oliveira
- Gagueira e fluência: seus impactos na comunicação.
- Manifestações clínicas.
- Processo diagnóstico: Levantamento dos fatores de risco para a gagueira persistente, avalição da fluência e da gravidade da gagueira.
- Diagnóstico fonoaudiológico.
- Terapia fonoaudiológica: orientações familiares, abordagens terapêuticas e objetivos e técnicas terapêuticas.
Módulo 13 – 20.04.2024
Tema: Intervenção nos transtornos de linguagem
Ministrante: Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
- Estratégias de intervenção visando a estimulação dos aspectos sintáticos, léxicos, semânticos e pragmáticos.
- Intervenção direta x intervenção indireta;
- Planejamento terapêutico baseado em um caso clínico.
Datas e ministrantes previstos, podem ser alterados, avisaremos aos inscritos com antecedência
PÚBLICO ALVO: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.
Carga horária total: 130 horas aula
Parceiro:
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Investimento
Corpo Docente Previsto:
Dr. Vicente José Assencio Ferreira
CRM 27.715
Dra. Aline Citino Armonia
CRFa 17.658-2
Dra. Cristiane C. de Oliveira
CRFa 2 – 5301
Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira
CRFa 6631-4
Me. Andrea Oliveira Batista (doutoranda)
CRFa 3 – 5435
Me. Katia Badim
CRFa 1-4939
Me. Luciane Sauer
CRFa 2-7433
Me. Taísa Giannecchini
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