CURSO DE APRIMORAMENTO: DESVENDANDO O AUTISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM.
Sobre o curso
CURSO DE APRIMORAMENTO: DESVENDANDO O AUTISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM.
OBJETIVO: Os estudos na área dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) estão sempre evoluindo. Nos últimos anos, diversos avanços foram feitos. Pensando nisso, preparamos este curso para quem deseja se aprofundar nessa área.
Este curso tem o objetivo de propiciar aos profissionais da educação e da saúde conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e avançado, uma melhor atuação envolvendo o TEA em suas clínicas, escolas ou secretarias de educação em que estão inseridos.
Módulo 1 - Processamento Sensorial e Neurociência: Fundações Conceituais e Estratégias para Atuação Interdisciplinar
Ministrante: Profa. Dra Teresa Ruas
https://www.escavador.com/sobre/2576896/teresa-cristina-brito-ruas-desco#google_vignette
Data: 31/08/2024
Conteúdo:
- Neurociência e Processamento Sensorial: o papel das sensações nas ações e atividades humanas
- Modulação, Discriminação, Práxis e Integração Sensorial: Fundação Conceitual para a Prática Clínica e/ou Educacional
- Principais Disfunções Sensoriais e suas Interferências no Desempenho Ocupacional
- Estratégias para Autorregulação e Acomodações Sensoriais no Contexto Clínico, Educacional e/ou Domiciliar.
Módulo 2 - Educação Infantil: Como diferenciar o autismo de outros atrasos no neurodesenvolvimento?
Ministrante: Fga. Kátia Badin - CRFa 1-4939
Katia Badin Braz Campo | Escavador
Data: 28/09/2024
Objetivo: Refletir sobre quais são as principais vulnerabilidades observadas na infância que colocam o sujeito em situação de risco para o autismo ou de outro transtorno do neurodesenvolvimento.
Conteúdo:
- Principais marcos do desenvolvimento da comunicação, da fala e da linguagem.
- Como identificar, oportunamente, as vulnerabilidades sociolinguísticas que podem comprometer o neurodesenvolvimento?
- Diagnóstico diferencial entre os principais transtornos do neurodesenvolvimento: TDAH, TEA, TDL e suas possíveis comorbidades.
Módulo 3 - Estratégias utilizadas em sala de aula para promover a comunicação aumentativa alternativa: como construir e aplicar?
Ministrante: Fga. Kátia Badin - CRFa 1-4939
https://www.escavador.com/sobre/277668408/katia-badin-braz-campo
Data: 26/10/2024
Módulo 4 - Mediador escolar e acompanhante terapêutico: qual profissional pode estar na escola?
Ministrante: Caio Silva de Sousa - OAB/RJ 152.230
https://www.escavador.com/sobre/6142138/caio-silva-de-sousa#google_vignette
Data: 23/11/2024
Objetivo: Os estudos na área dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) estão sempre evoluindo. Nos últimos anos, diversos avanços foram feitos. Pensando nisso, preparamos este curso para quem deseja se aprofundar nessa área.
Este curso visa fornecer conhecimentos atualizados e aprofundados aos profissionais da
educação e da saúde, permitindo uma atuação mais eficaz com indivíduos com TEA em clínicas, escolas e secretarias de educação.
Conteúdo:
- Mediador escolar e acompanhante terapêutico: qual profissional pode estar na
escola?
- Funções, qualificações e papéis dos mediadores escolares e acompanhantes terapêuticos.
Módulo 5: Autismo e aprendizagem: qual o melhor método de alfabetização?
Ministrante: Dayse Carla Genero Serra - 072419/05
https://www.escavador.com/sobre/3952312/dayse-carla-genero-serra
Data: 01/02/2024
Objetivo: Oferecer subsídios teóricos e práticos para a alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Conteúdo:
- Fundamentos da alfabetização do aluno com TEA
- Métodos e estratégias,
- Proposta de alfabetização com o passo a passo das etapas.
Módulo 6: A leitura e o autismo
Ministrante: Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini
https://www.escavador.com/sobre/1727811/simone-aparecida-capellini
Data: 15/02/2025
Objetivo: Apresentar estratégias de leitura que atendam às necessidades de indivíduos com autismo, promovendo a inclusão e o desenvolvimento cognitivo.
Módulo 7: Como gerir comportamentos de hetero e auto agressão na sala de aula?
Ministrante: Mariana Luísa Garcia Braido
https://www.escavador.com/sobre/3170714/mariana-luisa-garcia-braido
Data: 22/03/2025
Objetivo: Apresentar estratégias e técnicas para manejo com comportamentos contextualmente interferentes, incluindo comportamentos de hetero e autoagredir, no contexto escolar.
Conteúdo:
- Princípios básico de Análise do Comportamento
- Avaliação funcional
- Definição operacional
- Estratégias de prevenção
- Efetividade dos reforçadores
- Ensino de comportamento funcionalmente equivalente
- Reforçador diferencial
- Extinção
- Características de um plano de intervenção
- Avaliando a eficácia do plano de intervenção
Módulo 8: A tecnologia da informação e os programas que auxiliam indivíduos com autismo.
Ministrante: Edlamar Mendes Correia
https://www.escavador.com/sobre/277257480/edlamar-mendes-correia
Data: 26/04/2025
Objetivo: Proporcionar uma visão abrangente sobre como a tecnologia da informação (TI) pode ser utilizada para auxiliar indivíduos com autismo, destacando programas, aplicativos, dispositivos e estratégias eficazes.
Conteúdo:
-
- Importância da TI na vida de indivíduos com autismo.
- Desafios enfrentados por indivíduos com autismo.
- Definição e componentes da TI.
- Breve história e evolução da TI no contexto educacional e terapêutico.
- Aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
- Softwares Educacionais
- Planner interativo incluir I- autora EDLAMAR
- Dispositivos de Comunicação e Suporte
- Realidade Virtual e Aumentada
- COGWEB- programa on-line de treino cognitivo
- Estruturas e Estratégias de Ensino Baseadas em TI
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Estratégias de Ensino Personalizadas
- Utilização de TI para desenvolver planos de ensino individualizados (PEI).
- Desafios na Implementação de TI
- Oportunidades Futuras .
Módulo 9: O que são NDBI - Intervenções Comportamentais Desenvolvimentistas Naturalísticas? JASPER, PRT, P.iMPACT, SCERTS, DENVER no ambiente escolar
Ministrante: Carolina Salviano de Figueiredo - CRP 05/29275
https://www.escavador.com/sobre/3746783/carolina-salviano-de-figueiredo#google_vignette
Data: 24/05/2025
Objetivo: Capacitar os alunos a identificarem as diversas estratégias de intervenção baseadas na ciência Análise do Comportamento.
Conteúdo:
- Ciência Análise do Comportamento
- A ciência aplicada - ABA
- Assentimento na terapia ABA
- O que são NDBIS?
- Principais características das NDBIS
- PRT
- Denver
- Checklist e plano de intervenção NDBI - baseado no Denver
- Outras Ndbis
- A importância do treino parental
- Com aplicar as estratégias em grupos
Módulo 10: A dupla excepcionalidade: o que é e quais os impactos no aprendizado escolar?
Ministrante: Me. Daniella Mac Dowell
Data: 21/06/2025
Objetivo: Informar os estudiosos do tema sobre a importância de aprofundamento a respeito da dupla excepcionalidade já que as pessoas com 2E são invisíveis para a sociedade e seus impactos no aprendizado escolar à luz do Direito Brasileiro.
Conteúdo:
- Definição e Conceito
- Explicação do termo dupla excepcionalidade: combinação de superdotação e o autismo.
- Diferenciação entre superdotação e deficiência.
- Exemplos de dupla excepcionalidade no contexto escolar.
- Histórico e Evolução
- Desenvolvimento do conceito ao longo dos anos.
- Principais estudos e pesquisadores na área.
- Características da Dupla Excepcionalidade e sobre-excitabilidade
- Superdotação e Autismo
- Características da superdotação: criatividade, habilidades cognitivas avançadas, curiosidade intensa.
- Características do autismo: dificuldades na comunicação social, comportamentos repetitivos, interesses restritos.
- Coexistência dessas características em um mesmo indivíduo.
- Perfis Comuns
- Descrição de diferentes perfis de alunos com dupla excepcionalidade.
- Exemplos de habilidades e desafios coexistentes.
- Conceito de sobre-excitabilidade
- A assincronia em superdotados
Módulo 11: Autismo e funções executivas: como construir o PEI baseado na funcionalidade do indivíduo.
Ministrante: Katia Badin
Data: 12/07/2025
https://www.escavador.com/sobre/277668408/katia-badin-braz-campo
Módulo 12: Homeschooling e afterschooling no Brasil: o que é, quando utilizar e quem se beneficia?
Ministrante: Carolina Carvão
https://www.escavador.com/sobre/2378357/carolina-carvao-ribeiro#:~:text=Carolina&text=Carv%C3%A3o
Data: 09/08/2025
Público-alvo
Fonoaudiólogos, Psicólogos, Pedagogos, Professores, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos e demais profissionais da interface saúde e educação.
HORÁRIO: das 9:00 às 16:30.
CARGA HORÁRIA: 84 horas aula.
LOCAL: ZOOM - com acesso à gravação através da plataforma Kiwify durante todo o curso
Ps:. Datas e ministrantes previstos, podem ser alterados, avisaremos aos inscritos com antecedência
Investimento:
Oferta especial para grupos de 3 ou mais pessoas!
Inscrição: Isento
+
Mensalidades: 13 parcelas de R$ 389,00 - para pagamento até o dia 05 de cada mês o valor será R$ 309,00
+
Aula Bônus "A importância da avaliação de linguagem no diagnóstico diferencial do TEA e do TDL" com a Fga. Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira - Dia 03.12 -
*Primeira parcela no ato da matrícula
* Desconto de mais de R$ 1.000,00 para quem se inscrever no prazo de desconto e efetuar os pagamentos até o dia 05 de cada mês!
Para inscrições avulsas:
Inscrição: R$ 99,00
Mensalidades: R$ 389,00 - para pagamento até o dia 05 de cada mês o valor será R$ 329,00
*Primeira parcela no ato da matrícula
+ Aula Bônus "A importância da avaliação de linguagem no diagnóstico diferencial do TEA e do TDL" com a Fga. Dra. Ecila Paula dos Mesquita de Oliveira - Dia 03.12 -
Passo a passo para inscrição:
1- Preencha seus dados no final desta página.
2- Efetue o pagamento da primeira parcela R$ 309,00 utilizando a chave pix 24.811.840/0001-00 (CNPJ) - Nome Luciana e banco Asaas
3 - Enviar o comprovante para o whatsapp 43 99694-2185 (clicando neste link é mais rápido: https://wa.me/message/PS7TBNBLWFTXO1)
Investimento
Corpo Docente Previsto:
Data:
Horário:
Local:
Inscreva-se
Preencha seus dados nos campos do formulário e aperte “Enviar”. Após o envio da inscrição online você receberá um e-mail de confirmação. Em até 48 horas entraremos em contato para combinarmos os detalhes do pagamento.
A inscrição online não garante a vaga. Para que isso ocorra, pedimos que envie por whatsapp o comprovante de depósito.
Somente esse processo garantirá a vaga!
Leia o “Termos de Compromisso” antes de enviar sua inscrição